BEN-VINDOS

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Leve as crianças para a cozinha e faça um bolo de laranja!


Leve as crianças para a cozinha e faça um bolo de laranja

por Bruna Brandes em 24 de julho de 2013
Esta receita eu peguei do site Mini Gourmet, feito pela Denise, mãe das pequenas Júlia e Alice. A Denise é nutricionista e, no site, ela apresenta uma mistura de nutrição e gastronomia, mostrando para as crianças o mundo da alimentação de um jeito lúdico e divertido.
Os passos para fazer o bolo de laranja são super simples. Confira a lista de ingredientes, o modo de preparo e leve as crianças para cozinha para participar com você. Aqui vai:
INGREDIENTES DO BOLO:
- 2 laranjas
- 1 xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de milho)
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
MODO DE PREPARO DO BOLO:
1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Com uma faca, descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor azedinho-doce, descasque as duas). A outra, lave bem, corte e descarte as pontas. Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios.
3. No liquidificador, bata o óleo, os ovos e os pedaços de laranja até obter uma mistura homogênea.
4. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione o creme de ovos com laranja aos poucos, misturando delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea.
5. Transfira a massa do bolo para a fôrma untada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta arredondada nas bordas. Deixe esfriar sobre o fogão por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique morno, e desenforme. Regue com a calda quente.

INGREDIENTES DA CALDA:
- suco de 1 laranja
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
MODO DE PREPARO DA CALDA:
1. Numa panela pequena, coloque o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário